Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

Os olhos que o diabo lhe deu

O maravilhoso mundo dos blogs traz muitas surpresas. A de hoje é um texto de um ótimo escritor brasileiro, Daniel Piza, em sua página: Machado, não Casmurro (2) | Daniel Piza .

Ele traça, nesse post, um panorama geral de um dos maiores livros da literatura, onde aparece o tal tenor italiano, que, depois de muito Chianti, sempre repetia que a vida é uma ópera. Trata-se de um excerto de um livro maior, sobre Machado, que Piza publicou em seu site. Para um post, é longo; para um trecho de uma obra, é curto. De toda forma, é leitura importante para quem é leigo como eu, ou que acha que tudo se trata de uma mera questão de adultério.

Machado é o homem das metáforas, e era homem que se deliciava com o fascínio causado pelos olhares das pessoas - de preferências os bonitos. Eu admito que também sou assim, e tenho a caracterização de Capitu principalmente pelos olhos como uma das maiores descobertas (para mim, quando li) que conheço. Todos sabem aquela história dos "olhos de ressaca". Mas nem todos imaginam que quem deu aqueles olhos à Capitu foi o próprio diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário