Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia internacional da mulher


Nesse dia internacional da mulher, o comitê local da IFMSA na minha faculdade promoveu uma campanha muito simples de conscientização de um dos maiores perigos para a saúde feminina: o câncer de mama. Aproveitamos a data para distribuir panfletos didáticos e explicar às mulheres que abordamos nas ruas perto do Hospital sobre o auto-exame (bem detalhado no papel que entregamos a elas). Foi uma intervenção rápida e eficaz, que cumpriu seu papel como extensão universitária e pôs em prática o objetivo da instituição do 8 de Março como dia internacional da mulher, que faz cem anos hoje.

Para mim, a existência de datas comemorativas como essas têm uma função prática muito grande, ao contrário do que muitos vociferam. São dias escolhidos por algum motivo histórico, cujo nome está sempre ligado a alguma luta social ou a algum problema globalmente relevante. Assim, promovem-se, em grande escala, atividades que visam a pôr em pauta tais assuntos, como o que fizemos hoje à tarde e como muitas outras pessoas realizaram no mundo todo. O dia internacional da mulher, tem, portanto, o mérito de ter colocado em evidência, mesmo que só hoje, a questão da desigualdade de gênero, da atenção à saúde feminina, do machismo, da submissão das mulheres.

O que mais se ouve é: "o dia 9 de Março não será mais o dia internacional da mulher e todos esses pontos levantados por você serão esquecidos, e só voltarão a ser comentados no ano que vem". Não concordo com isso. Amanhã, quem estuda as questões de gênero, quem sofre com o machismo e quem luta contra a alienação da mulher continuará lembrando todas essas questões.

Por fim, um beijo a todas minhas amigas, minhas irmãs, à minha mãe e à minha avó!

Queria por aqui aquela música do John Lennon, Woman is the nigger of the world, mas ficaria brega...

Um comentário:

  1. "Para mim, a existência de datas comemorativas como essas têm uma função prática muito grande, ao contrário do que muitos vociferam. São dias escolhidos por algum motivo histórico, cujo nome está sempre ligado a alguma luta social ou a algum problema globalmente relevante. "
    eu preciso dizer alguma coisa? Hum, só uma breguinha- como é que não te ama, lu?

    ResponderExcluir