Pesquisar este blog

sábado, 7 de agosto de 2010

Inconsciências

Algumas coisas têm passado pela minha cabeça ultimamente, vou tentar fazer uma listinha delas, incompleta e simplificada, claro, porque ninguém consegue pôr tudo o que pensa num papel.


  • Já disse uma vez para mim mesmo que com a internet as pessoas passaram a escrever - e a pensar - só coisas publicáveis, o que diminui consideravelmente a imaginação de todos nós. Quando vivemos num mundo em que podemos nos comunicar com o mundo inteiro tão rapidamente, a privacidade perde a graça, e não nos damos conta do quão importante ela é para nós mesmos. São poucos os que se dignam a escrever e guardar o escrito, preservando um pouco de intimidade, e eu não estou entre eles.
  • A aparência é mais importante do que eu até agora achava que ela era.
  • As pessoas tem papeis determinados nas vidas dos outros, e quanto mais completa a presença de alguém na sua vida, mais envolvido você está com ela. Por isso que tem gente que some e não percebemos, enquanto outros, mesmo que efemeramente, marcam a gente para sempre. Isso me leva a outro questionamento, que eu não sei responder, sobre se as pessoas são ou não substituíveis, mas isso é metafísica demais para um sábado à noite.
Boa noite!

7 comentários:

  1. O Alberto Caeiro já disse:
    "Há metafísica bastante em não pensar em nada!"

    ResponderExcluir
  2. Eu já escrevi certa vez, as pessoas não são substituíveis, são, porém, dispensáveis.

    ResponderExcluir
  3. - se há tanto o que se escrever, por que não simplesmente abrir um arquivo do word e guardar seu texto lá, e apenas lá? A internet propicia, sim, a comunicação com o mundo todo. Mas só do que você quer [quer dizer, num mundo sem espionagem virtual e todo o resto da conspiração]. No fim das contas, você posta na internet somente o que você quer. E se você não quer guardar, é porque não quer a tal intimidade.
    - Aparência é fundamental. Ninguém olha pruma pessoa uma primeira vez e pensa "nossa, que currículo elegante!"
    - Pessoas não são substituíveis. Se elas passaram e marcaram ou se somem e você não se dá conta, é tudo prova de que elas tem papéis na sua vida. Você talvez só não tenha percebido quais.

    ResponderExcluir
  4. eita que dá pano pra manga =)

    essa da privacidade, então... na verdade, fica descartável, né? ninguém imprime fotos, escreve cartas, guarda cópias... epa, nao... acho que tem muita gente que ainda nao dispensa uma caneta bic e guarda até papel de bala (mas sim, estão virando objeto de museu)
    a da aparência... eu arranjei um nickname cibernético de alemdoreflexo há anos, então acho que isso diz alguma coisa. mas eu também descobri que importa mais que imaginava, principalmente numa palestra de uma professora de psicologia social, falando de didática- e como a forma é , sim, importante. que ela a primeira que te afeta- e, se algo nao te afeta, difícil aprende-lo/prestar atencao naquilo (resumi feiamente)
    mas, cara, o das pessoas...tenho pensando nisso DEMAAAIS! eu tendo a achar que os espaços/papéis que as pessoas ocupam na nossa vida são, geralmente, subsitituíveis, mas que certos momentos e sentimentos são únicos, mesmo. e junto com eles, talvez, as pessoas que os despertaram. porque a gente também muda,saca?

    ResponderExcluir
  5. @conrado87: pois é isso mesmo... como temos a possiblidade de postar na "página infinita da internet", só escrevemos o publicável. O impublicável não é escrito pq não pode ser mostrado assim, em tempo real, e essa é a diferença entre os escribas de hoje e os de outrora.

    E começo a achar que a questão não é ser ou não substituível, já que algumas pessoas são e outras não, dependendo de inúmeras variáveis. A questão é o que fica de cada relacionamento, é o que vc sente por determinados seres msm sem eles estarem presentes em sua vida cotidiana.

    E o que eu sinto por vc, Ju, é saudades :-)

    ResponderExcluir
  6. fiquei feliz ao ler a da aparência. acho que contribuí um pouco.
    cuidar de si, e isso inclui de sua aparência, é se amar, acredito. e daí vem aquele: "pô, se o cara se ama tanto, ele deve ser legal mesmo. vou tratá-lo bem." . . pois é. c'est la vie!
    mais do que ser bonito, que tem uma boa carga de genética, se cuidar é essencial. (é claro que sendo bonito também vem todo um pensamento evolutivo de querer se aproximar de (e até de querer se reproduzir com) pessoas dotadas de bons genes)

    a questão da publicação: será que não existem SIM pessoas escrevendo e guardando, só que a gente não sabe? hahaha. é que às vezes os mais "barulhentos" parecem a maioria. nem sempre o são, acho que você pode pensar em bons exemplos disso.

    adorei o post.
    -Substituível

    ResponderExcluir